Como é a Sexualidade na Terceira Idade?

Índice

Sexualidade na Terceira Idade é um tema que vem receado de tabus e alguns preconceitos. Quando falamos de sexo é raro associarmos esse elemento aos idosos, porém este elemento é tão importante na “terceira meninice” como em qualquer fase da vida.

A Produnat hoje explica-lhe a importância de manter uma sexualidade ativa mesmo nas fases mais avançadas da vida.

Sexualidade na Terceira Idade: Entender o Processo de Envelhecimento

Como é a Sexualidade na Terceira Idade?

Hoje em dia, tendo em conta que a sexualidade já é um tema com uma discussão mais aberta, é sabido que o sexo é um elemento que acompanha os seres humanos ao longo da sua vida. Porém, para muitos, ainda prevalece o mito de que os idosos não têm qualquer interesse ou inclinação neste fator, sendo muitas vezes associados a seres assexuados.

Poderá também gostar: Os 10 Melhores Benefícios Do Sexo Para A Sua Saúde

A verdade é que a sexualidade na terceira idade é tão importante como se fosse durante a juventude. Os idosos, apesar das limitações físicas e de algumas condicionantes de saúde não deixam de ser seres que se relacionam física e emocionalmente. Apesar disso, os próprios sentem muitas vezes diversos constrangimentos na hora de falar acerca do tema o que contribui para os tabus sentidos em volta do tema.

Em Portugal é sabido que a população é bastante envelhecida. Nesta fase há mudanças físicas e psicológicas que acabam por afetar a pessoa. Os homens, por exemplo, a partir dos 40 anos de idade começam a produzir menos testosterona, bem como espermatozóides. No caso das mulheres, ao chegarem à menopausa, também sentem uma redução na produção de hormonas. Em geral, ambos os sexos sentem algumas consequências, nomeadamente uma diminuição natural na resposta aos estímulos sexuais.

Aproveite e leia também: Descubra Os 5 Melhores Potenciadores Sexuais Masculinos

Como é então a maneira certa de encararmos a Sexualidade na Terceira Idade? É certo que tem diferenças em relação à sexualidade na juventude. Ainda assim as atividades sexuais existem entre os idosos, mas a parte afetiva tem um papel de peso nesta idade. “Carinho”, “afeto” e “emoções”, são algumas das palavras chave que constituem uma sexualidade saudável na terceira idade. Nesta fase da vida há uma maior propensão para o companheirismo e envolvimento emocional numa relação.

É certo que vão sempre existir dificuldades fisiológicas a interferir, mas a sexualidade na terceira idade é mais que isso. Tal como em qualquer fase da vida, esta implica adaptação às adversidades que forem surgindo. Os desejos sexuais continuam a existir apesar de tudo. Apesar dos cuidados redobrados a serem tidos em conta no campo da saúde, os idosos podem continuar a desfrutar da sua sexualidade, bem como a aproveitar para aprofundar os laços emocionais com o seu parceiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *