Índice
A diminuição da libido nos homens pode resultar de uma série de fatores que quando combinados acabam por reduzir o impulso sexual. Os fatores internos são o principal fator que muitas vezes acaba por ter a maior influência nessa perda que o homem sente na pele. A Produnat hoje explica-lhe alguns dos fatores que poderão ser a causa da baixa de estímulos no homem.
O que é a libido nos homens?
O chamado impulso sexual, frequentemente conhecido como a libido tende a variar muito de homem para homem. Este pode também acabar por diminuir temporariamente devido a fatores psicológicos que incluem a fadiga ou a ansiedade. Além disso, a libido também tende a diminuir gradualmente à medida que o homem vai envelhecendo. Isto leva a que os homens tenham menos pensamentos e impulsos sexuais, algo que pode levar a prejuízos no seu desempenho.
Quando a libido diminui, os homens tendem a ter menos pensamentos e fantasias sexuais, bem como um menor interesse em sexo. As relações sexuais são mantidas com a parceira também com menos frequência. Ao fim de algum tempo deste problema, mesmo a estimulação sexual por imagens, palavras ou pelo toque não conseguem levantar o interesse.
O que causa a diminuição da libido?
Normalmente a libido vai baixando após anos de desejo sexual normal. Claro que uma pessoa que tenha outros constrangimentos como algumas experiências sexuais traumáticas na infância ou até a supressão de pensamentos sexuais aprendida pode sentir estes sintomas desde uma tenra idade. No entanto nunca é demais alertar que ama libido persistentemente baixa pode causar sofrimento a um casal.
No entanto, nem sempre é o fator psicológico o principal responsável por esta quebra de desempenho. Salientamos que a doença renal crónica pode causar a diminuição de libido, assim como a toma de alguns medicamentos. Falamos de remédios usados para o tratamento da depressão, ansiedade ou cancro da próstata. Existem indícios que o início dessa género de medicação pode levar a que se diminua a concentração de testosterona no sangue e, por consequência, também a libido.
Como resolver este problema?
Nesse sentido os especialistas recomendam duas principais recomendações para este problema: a terapia psicológica, ou os suplementos de testosterona. É importante que os homens entendam como o stress pode afetar o seu desempenho, bem como como trabalhar com a sua parceira para resolver os seus problemas de relação.
Se a concentração de testosterona se verificar baixa no corpo do homem, recomenda-se a aplicação de testosterona suplementar. Este suplemento pode ser administrado sob a forma de um adesivo, gel, ou na forma de injeção. Existiam rumores de que essess tratamentos podiam aumentar o risco de ataque cardíaco ou AVC, no entanto, tal nunca foi confirmado.